BIOMARES - PROJETO DE PRESERVAÇÃO DO PARQUE MARINHO LUIZ SALDANHA

O projeto Biomares nasceu da necessidade de preservar a biodiversidade do Parque Marinho Luiz Saldanha, no coração do Parque Natural da Arrábida.
De acordo com os estudos científicos realizados até ao momento concluiu-se que esta área tem características únicas e que por essa razão apresenta elevadas necessidades de conservação.

Nesse sentido, a Biomares recorreu à ajuda dos fundos comunitários e projetos de cofinanciamento, com o objetivo de criar infra-estruturas que permitem conciliar as atividades náuticas e de recreio com a conservação das áreas mais sensíveis. As pradarias marinhas, destruídas na última década, também sido abrangidas por programas de recuperação destinados à reposição dos habitats anteriormente existentes.

A preservação dos ambientais torna-se ainda mas importante, já que as pradarias são áreas, onde espécies como o choco, a raia, o linguado ou a santola encontram refúgio e alimento durante o período de crescimento.

No site da Biomares está disponível para consulta o catálogo das principais espécies que integram o Parque Marinho Luiz Saldanha. As imagens são da autoria de vários fotógrafos, que facultam os seus registos ao projeto Biomares.

Biomares