
A distinção reconhece as boas práticas de higiene e segurança dos estabelecimentos turísticos.
A pandemia do novo coronavírus está a ter impactos em vários setores da economia e um dos mais afetados tem sido o turismo. Há milhares de pessoas em todo o mundo a cancelar as suas férias, companhias aéreas a encerrar rotas e muitos hotéis ainda se mantêm fechados.
Com o objetivo de ajudar a retomar a atividade do setor e devolver a confiança dos turistas no regresso aos estabelecimentos, o Turismo de Portugal criou o selo “Clean & Safe”. Na prática, este selo de garantia distingue as atividades turísticas, que cumprem as medidas de higiene e segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde para a prevenção da Covid-19.
Podem candidatar-se a receber o selo agências de viagens e turismo, empresas de animação turística, empreendimentos turísticos, estabelecimentos de restauração e bebidas, áreas de serviço de autocaravanas, campos de golfe, alojamentos locais, empresas rent-a-car e guias intérpretes, que possuam registo junto da Autoridade Turística Nacional.
Este reconhecimento tem a validade de um ano, é gratuito e opcional. O selo “Clean & Safe” pode ser obtido online nas plataformas digitais do Turismo de Portugal, como o RNET (Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos), o RNAAT (Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística) e o RNAVT (Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo).
As empresas devem preencher uma declaração de compromisso e só depois podem utilizar o selo no interior dos espaços e também nas redes sociais. O Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, compromete-se a realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes da iniciativa.
Para os estabelecimentos interessados, o Turismo de Portugal disponibiliza ainda um programa de formações online sobre o selo “Clean & Safe” destinado aos funcionários das várias empresas. As ações são certificadas e de inscrição gratuita, têm uma duração total de duas, três ou quatro horas e um limite de 250 participantes por sessão.
Consulte aqui a lista de estabelecimentos com selo “Clean & Safe” atribuído pelo Turismo de Portugal